quinta-feira, 6 de março de 2008

Energia Eólica

No que diz respeito à energia eólica podemos falar de um ressurgimento do interesse por este recurso, já usado desde a antiguidade.
O vento consiste na deslocação de massas de ar originada por diferenças de pressão atmosfésrica, causadas pelo aquecimento diferencial da superfície terrestre. Deste modo, as tecnologias utilizadas no aproveitamento da energia eólica baseiam-se em transformar a energia do vento em energia mecânica, recorrendo a máquinas designadas por aeromotores, tais como, os antigos moinhos de cereais e os moinhos para bombagem de água, conhecidos como "Americanos".

Image and video hosting by TinyPic

A energia cinética do vento tem sido igualmente utilizada, ao longo dos milhares de anos, para movimentar barcos e caravelas.
No entanto, a energia eólica pode também ser utilizada para produzir electricidade, sendo as máquinas responsáveis por esta conversão (de energia eólica em energia eléctrica) designadas por aerogeradores ou turbinas eólicas.
Hoje em dia, o número de aerogeradores instalados é já de muitas dezenas de milhar, desde os mais pequenos da ordem dos poucos KW, até aos grandes sistemas experimentais cuja potência é superior aos 1000 KW. Assim, as turbinas eólicas para a produção de energia eléctrica podem ser montadas isoladamente ou em grupos, conhecidos como parques eólicos, geralmente situados em zonas abertas com uma média anual da velocidade do vento elevada.
Cerca de 90% dos aerogeradores instalados pertencem aos Estados Unidos e países da União Europeia, que ocupam, portanto, uma posição de destaque.

Image and video hosting by TinyPic

Em Portugal existem alguns locais em que o potencial de energia eólica pode justificar a sua exploração em termos comerciais, nomeadamente algumas zonas da costa ocidental e áreas montanhosas, para além, evidentemente, dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, onde são exemplos o Parque Eólico do Caniçal e o Parque Eólico de S. Jorge (Pico da Urze), respectivamente.
Também em Sines existe, actualmente, um parque em funcionamento, suficiente para fornecer energia a 1400 famílias.
No entanto, os parques eólicos não são "um mar de rosas" pois têm um forte impacto ambiental, na medida em que provocam ruído e poluição visual, pondo também em perigo a vida das aves.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo... este tipo de energia pode ser muito rentável e bem aproveitado, principalmente na zona de Fafe...

Parabéns pelo Blog... Muito util